Huambo – A província do Huambo apresenta-se, nos últimos dois anos, sem casos de mortes em acidentes de trabalho, fruto da mudança de consciência da classe empresarial na criação de condições de segurança dos trabalhadores.
Segundo a responsável local da Inspecção Geral do Trabalho, Paula Berta dos Santos, no acto comemorativo ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que hoje se assinala, a mudança de consciência resulta das várias palestras e campanhas de sensibilização levadas acabo pela instituição.
Disse que a sensibilização da classe empresarial, sobretudo, as do ramo da construção civil, visa encorajá-los a implementar equipamentos de trabalho, nomeadamente capacetes, luvas, fatos macacão e outros, para a protecção da integridade física os técnicos.
Informou que a província do Huambo registou apenas, nos últimos dois anos, quatro casos de acidentes de trabalho em empresas de prestação de serviços, com ferimentos a um dos funcionários.
Paula Berta dos Santos disse que a Inspecção Geral do Trabalho tem, igualmente, alertado os empregadores sobre a necessidade de prestarem todo cuidado médico/medicamentoso dos trabalhadores em casos de acidentes laborais.
Por isso, a responsável aconselhou a classe empresarial a continuar a apostar na criação de condições de segurança laboral, para a protecção da integridade física dos trabalhadores, na perspectiva do desenvolvimento socioeconómico da empresa.
Incentivou os funcionários no sentido de denunciarem os empregadores que negligenciaram as orientações sobre a criação de condições de segurança nos locais de trabalho, por ser um direito que lhes cabe.
A data, instituída pela 1996 pela Organização Internacional do Trabalho, visa promover a prevenção de acidentes e doenças profissionais em todo o mundo.