Huambo – Seiscentos e 27 passaportes de cidadãos nacionais já emitidos pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), na província do Huambo, ainda não foram levantados pelos seus proprietários, soube hoje, sexta-feira, a Angop.
A informação foi avançada em conferência de imprensa, pelo porta-voz da Delegação local do Ministério do Interior, Martinho Kavita Satito, adiantando que uma parte considerável destes documentos foi emitida há mais dois anos.
Face à situação, o responsável atribui culpa aos requerentes que, até ao momento, não se deslocaram ao guiché do SME para o levantamento do documento, sendo que alguns deles concorrem o risco de expirar antes de chegarem aos proprietários.
“É importante que os requerentes do documento tenham a cultura de consultar periodicamente o guiché de atendimento, para evitar que os mesmos expirem nas instalações deste órgão do Ministério do Interior”, rematou.
O Serviço de Migração Estrangeiro na província do Huambo, com uma população acima dos dois milhões e 500 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, emite entre 15 a 20 passaportes/dia.
Fundado em Abril de 1976, o SME é órgão do Ministério do Interior vocacionado para execução das políticas e medidas legislativas e regulamentares relacionadas à entrada, trânsito, saída e controlo da permanência e das actividades de cidadãos estrangeiros em Angola.