Huambo – A província do Huambo tem cadastrado mil 245 comissões de moradores e 239 conselhos, para fiscalizar projectos do saneamento básico, vigilância comunitária, proliferação de seitas religiosas e denúncia de estrangeiros ilegais, soube a ANGOP.
O facto foi confirmado hoje, quarta-feira, à imprensa, pelo director local do gabinete dos Registos e Modernização Administrativa, Abel Lucamba, que disse serem comissões e conselhos constituídos nas ruas, quarteirões e prédios dos bairros dos 11 municípios da província do Huambo, para auxiliar o governo em projectos diversos.
Referiu tratar-se de cidadãos inscritos na plataforma do Ministério da Administração do Território, com o objectivo de contribuírem na resolução dos problemas comuns dos moradores e melhoria da qualidade de vida, promoção da solidariedade, cooperação e participação activa na vida da comunidade.
Abel Lucamba disse que o Governo do Huambo está a trabalhar com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social para acrescentar mais zonas de acesso livre à internet em banda larga, sobretudo, nas proximidades de instituições de ensino e centralidades.
Acrescentou que, até ao momento, o principal ponto de acesso ao sinal de internet livre está localizado no Jardim da Cultura, centro da cidade do Huambo, onde se registam muitos jovens à procura deste serviço, desde às 6 horas da manhã até, aproximadamente, 23 horas.
De acordo com a Lei nº7/16, de 1 de Junho, entende-se por comissão de moradores, toda a pessoa colectiva de direito público, resultante da união voluntária e organização de pessoas residentes num determinado espaço territorial, cuja natureza é associativa, apartidária e sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa e financeira.
Situada no Planalto Central de Angola, com uma área de 35.771 quilómetros quadrados, vivem na nesta província, mais de dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. ZZN/ALH