Huambo – Pelo menos 150 contentores de lixo são necessários no município do Huambo, para o acondicionamento dos resíduos sólidos, no quadro das políticas de melhoramento do saneamento básico da cidade e arredores, soube hoje a ANGOP.
Actualmente, a Administração municipal do Huambo tem à deposição 65 contentores de depósito de resíduos, um número bastante insuficiente para a recolha e depósito dos 55 metros cúbicos de lixo produzidos diariamente.
O director do Ambiente e Saneamento nesta municipalidade, Avelino Novais, disse que a insuficiência destes equipamentos tem levado os citadinos depositar o lixo em locais inadequados, originado em vários amontoados de resíduos sólidos, principalmente na preferia.
O responsável informou que, para além da necessidade de contentores, administração precisa ainda de 50 barcas de depósito de lixo, para serem colocadas em locais seguro da periferia, onde só existem apenas 15 equipamentos do género.
Por outra, Avelino Novais deplorou a atitude de alguns operadores económicos pela não colaboração na gestão dos resíduos sólidos, mediante a contratação de empresas de recolha e aquisição de contentores para o depósito do lixo por eles produzido.
Disse que dos 47 estabelecimentos controlados, apenas 10 cumpriram com as orientações da Administração municipal, facto que demonstra uma falta de interesse das demais.
Apesar desta situação, o responsável referiu que a Administração municipal tem estado a trabalhar na aquisição de meios e equipamentos de saneamento básico, com financiamento do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Lembrou que em 2021 foram adquiridos, no âmbito deste programa de iniciativa do Presidente da República, um camião porta-barca, um carinha Toyota Hilux, motorizadas de três rodas, carros de mão, enxadas, catanas, luvas, vassouras e outros equipamentos de limpeza, incluindo uniformes de trabalho, num investimento acima dos 128 milhões de Kwanzas.
Com três comunas (Huambo-Sede, Calima e Chipipa), o município do Huambo possui uma população estimada em 900 mil habitantes.