Malanje- O Hospital Provincial Sanatório conta pela primeira vez, desde o passado dia 18 de Janeiro, com o serviço de electrocardiograma, que visa a monitoria clínica dos pacientes com tuberculose e outras complicações pulmonares.
Trata-se de um instrumento laboratorial destinado essencialmente ao tratamento de pacientes com tuberculose sensíveis e multi-droga resistentes.
A informação foi dada hoje, pelo director geral da instituição, Jacob Nlenvo, referindo que com a entrada em funcionamento desse serviço, as respostas às complicações cardíacas dos doentes tornaram-se mais rápidas e simplificadas.
Precisou que a par do electrocardiograma, o Hospital conta também com o serviço de atendimento cardio-pulmonar que visa aprofundar o diagnóstico clínico do paciente com tuberculose e com complicações respiratórias e cardíacas.
Por outro lado, anunciou a entrada em funcionamento neste mês de Fevereiro o lançamento do serviço de bioquímica automática, destinado a certificação de doenças do fórum pulmonar, numa altura em que já estão em formação 26 técnicos que vão manusear os equipamentos.
Entretanto, Jacob Nlenvo disse que durante o ano de 2024, foram registados 11 óbitos, contra 24 de 2023, uma redução considerável de mortes, fruto da nova dinâmica funcional da unidade.
A tuberculose é uma infecção micobacteriana progressiva crónica, que afecta os pulmões, cujos sintomas são a tosse produtiva, febres, perda ponderal, escarro e outros, que levam a morte em caso de negligência ao tratamento. NC/PBC