Quilengues - Mais de cem habitantes da localidade do Maneno, a 20 quilómetros da sede comunal do Dinde, município de Quilengues (Huíla) beneficiaram hoje, quarta-feira, de um sistema integrado de captação e distribuição de água, construído pela Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA).
A infra-estrutura, a primeira no local, faz parte do projecto social de alterações climáticas e meios de vida sustentáveis da igreja, em parceria com a administração local, de modo a permitir que a população deixe de percorrer longas distâncias a procura de água.
O sistema tem 70 metros de profundidade e bombeia 2.500 litros de água/hora. Para além do chafariz, contempla um bebedouro para o gado com uma capacidade de atender 500 animais/dia.
Após a entrega do sistema, o director nacional de Estudos e Projectos da IECA, Alcides Nunda, disse que a sustentabilidade do sistema está comprovada, partindo do princípio que o furo foi feito em Setembro de 2020 e até o momento tem demonstrado a continuidade de água.
Referiu que enquanto decorrer o projecto, que prevê chegar até 2024, estará garantida a assistência técnica do sistema de água até atingir um nível de sustentabilidade viável, sem causar constrangimentos à população.
Por sua vez, o administrador municipal, Adriano Alberto Pedro, agradeceu a iniciativa da igreja e augura que a parceria com a instituição religiosa continue, uma vez que Quilengues tem diversas dificuldades de água, quer para as pessoas, quer para o abeberamento do gado.