Talatona – O vice-governador de Luanda para o sector político e social, Manuel Gonçalves, orientou os administradores municipais a prestar uma atenção redobrada sobre as crianças instrumentalizadas.
Manuel Gonçalves, que falava hoje, quarta-feira, na abertura do Fórum Provincial de Luanda Sobre a Criança, referiu que esta atenção deve ser dada ainda aos menores com necessidades especiais, com maior incidência para as crianças de e na rua.
Neste sentido, o responsável apelou aos administradores municipais para adoptarem o modelo/paradigma da municipalização da acção social como mecanismo de protecção, sobrevivência e desenvolvimento integral da criança, com realce as vítimas de violência.
Para o vice-governador, é preciso intensificar as acções de sensibilização e divulgação dos direitos das crianças, por forma a reduzir os níveis de violência.
“Desenvolvamos um espírito de paz e de amor, promovendo a fraternidade e a irmandade no seio das crianças, na proporção da partilha e do cuidado do bem comum.
Cada criança deve ver na outra criança um irmão, um amigo, um companheiro”, defendeu. Este fórum, que tem como o lema: Municipalizar os 11 Compromissos para Melhor Proteger a Criança, de acordo com Manuel Gonçalves, remete ao GPL uma maior reflexão sobre o papel das administrações municipais.
Segundo o vice-governador, a municipalização dos 11 compromissos para melhor proteger a criança requer das administrações um trabalho árduo com vista a garantir e assegurar uma ampla protecção contra todas as formas de abandono, discriminação, exploração e exercício abusivo de autoridade, sobretudo no seio da família.
O Fórum Provincial Sobre a Criança contou com dois painéis onde foram debatidos temas como a violência contra criança e estratégias ao nível provincial para o desenvolvimento da educação e cuidados na primeira infância. O mecanismo de funcionamento do sistema de protecção da criança e estratégias para a inclusão social da criança deficiente, também foram debatidos no evento. KAM.MAG.