Saurimo - O Governo Provincial da Lunda Sul recomendou às administrações municipais de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, a criarem infra-estruturas académicas para se expandir o ensino superior na região.
O repto vem expresso no documento final da IV reunião do Governo da Lunda Sul, realizado nesta quinta-feira, em Saurimo, reunião orientada pelo governador local, Daniel Neto.
O Governo da Lunda Sul sugere às administrações municiais que aproveitem as infra-estruturas escolares já existentes nas suas localidades, construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), para servirem ao ensino superior.
Outras das exigências do governo local, para a expansão do ensino universitário, é a construção de residências para alojar os docentes universitários.
O vice-governador provincial para o sector Técnico e Infra-estruturas da Lunda Sul, Evanerson Kaputu, foi indicado coordenador de uma equipa governamental para interagir com a direcção do Instituto Superior Politécnico Luegi ´Ankonde para a materialização do projecto da expansão do ensino superior na região.
O governo local exortou ao Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos e à Direcção Provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) no sentido de se criar condições para implementação de postos de cobranças de energia nos municípios da região.
Para a Administração Municipal de Saurimo e o Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, os participantes recomendaram a mobilização de triciclos motorizados e camiões cisternas para a distribuição de água aos munícipes, durante a época de cacimbo que se avizinha.
Os participantes incumbiram o Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, em conjunto com a Secretaria-geral do governo local, a adoptar estratégias com vista ao envio de seus filiados ao Centro de Reabilitação Física da Província do Moxico, para tratamento médico.