Dundo – A governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, recomendou (segunda-feira) acção policial reforçada, sobretudo na periferia, visando a prevenção e combate eficaz contra a vandalização dos bens públicos, principalmente do sector energético.
A governante deixou esta recomendação durante a reunião ordinária do governo local, que analisou a situação socioeconómica da província, revelando que os últimos actos de vandalização de equipamentos elécticos, causaram ao Estado, danos avaliados em mais de 20 milhões de kwanzas.
Foram vandalizados um total de 30 postes, os respectivos sistemas de iluminação pública e mais de 500 metros de cabos eléctricos no centro urbano, bairros sul e Ngacumona (Dundo).
Para se evitar actos do género, a governadora defendeu a necessidade do reforço do patrulhamento policial apeado e motorizado, bem como a colaboração da população na denúncia dos promotores dos actos de vandalismo.
Apelou às igrejas, organizações juvenis e filantrópicas, a ajudarem o Governo na sensibilização e moralização da população, sobre as consequências e/ou prejuízos da vandalização dos bens públicos.
Por outro lado, reiterou que a expansão da energia eléctrica, continuará a estar no centro das prioridades do governo local, um desafio que será concretizado com a entrada em funcionamento pleno da barragem do Luachimo e da Central fotovoltaica de Lucapa, com potências instaladas de 34 e 7.19 megawatts, respectivamente. JVL/HD