Dundo – O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas da Lunda Norte, Domingos Dala, incentivou esta quinta-feira, os docentes universitários e estudantes, a desenvolverem estudos científicos sobre os hábitos e costumes do povo Cokwe, visando a sua divulgação, preservação e valorização.
O responsável fez este apelo na abertura do IV Colóquio Nacional sobre o Ensino do Direito em Angola que decorre sob o lema “O direito costumeiro em Angola: Perspectivas e desafios”, promovido pela Universidade Lueji A’nkonde.
De acordo com Domingos Dala , os hábitos e costumes do povo Lunda carecem de estudos científicos mais aprofundados, uma questão deve ser encarada pelos académicos, sobretudo historiadores, como um desafio.
Acrescentou que a província da Lunda Norte apresenta um vasto mosaico cultural, com realce para os rituais de iniciação (Mukanda), Alembamento (Txihato), danças como Txianda, Candoya, Kassekumuna, assim como os instrumentos musicais como tchicapa, moego, ngoma e Tchinguvu, que carecem de estudos e divulgação.
Aconselhou os docentes a usarem o Museu Regional do Dundo, como fonte de pesquisa, tendo em conta o acervo cultural que dispõe.
Por outro lado, Domingos Dala desafiou a Universidade Lueji A’nkonde a produzir manuais e/ou livros que retratam os hábitos e costumes do povo Lunda.
O IV colóquio tem como objectivos reflectir sobre o direito costumeiro, partilhar práticas de metodologias modernas e actualizadas e está a ser promovido em celebração ao 12º aniversário da Faculdade de Direito.
Durante dois dias os participantes vão abordar sobre “o direito costumeiro no âmbito público”, “técnicas defensória oficiosa”, “inventário facultativo e obrigatório”, “imposto de rendimento de trabalho”, “instrução de processos disciplinares”, “a sociedade e o costume” e “o direitos costumeiro no âmbito privado”.
Desde a sua implementação a Universidade Lueji A’nkonde já formou 5.269 licenciados em Direito, Economia e Pedagogia. CMC/HD