Caxito - Dezasseis figuras destacadas nos domínios da política, empreendedorismo, cultura, religião, desporto e filantropia foram homenageadas, nesta segunda-feira, em Caxito, pelo governo provincial do Bengo, pelo contributo prestado em prol do desenvolvimento da província.
Enquadrada nas festividades do 44º aniversário da província, assinalado a 26 de Abril, a homenagem visou reconhecer e enaltecer o engajamento destas personalidades, bem como encorajá-las a continuar.
Entre os homenageados destacam-se os músicos Miguel Elizer António e Maria Pedro Manuel “Clareza”, o artesão Isidro Miranda Semedo “Massoxi”, o agente cultural Alexandre Mateus, o promotor de bibliotecas comunitárias, Sadrac António Evaristo e o soba Leão.
Fazem ainda parte o ex-administrador comunal de Paredes (Dembos), António Quissanga, o inventor Miguel Pereira Augusto (Nambuangongo), o funcionário público Bernardo Raul Mutolo (Pango Aluquém) e o ex-deputado à Assembleia Nacional, Adão Cristóvão Neto.
O desportista e promotor do Girabairro do Dande, João Sebastião de Gouveia Leite, a parteira Luzia Paím, a irmã Beatriz (comunidade do Panguila da igreja Católica), as empresas “Petromar” do município do Ambriz, “Nutri Poupe-Levita” e Sino Ord Parque Industrial (Dande), constam igualmente da lista dos homenageados.
A província do Bengo foi criada a 26 de Abril de 1980, por força da lei nº 3/80.
Tem uma população estimada em 515 mil 967 habitantes, distribuída pelos municípios do (Dande, Ambriz, Nambuangongo, Dembos, Bula Atumba e Pango Aluquém).FS/CJ/IF