Icolo e Bengo - Uma equipa técnica do Governo da Província de Luanda, liderada pelo vice-governador para área social, Manuel Gonçalves, reuniu-se esta segunda-feira, com padres, responsáveis pela realização da peregrinação ao Santuário da Muxima, visando os últimos acertos organizativos ao evento.
O encontro, o último antes da realização do evento no município da Quiçama, decorreu nas instalações da Rádio Maria, no município de Viana e objectivou aflorar sobre as eventuais insuficiências relativas a acomodação dos fiéis.
No final da reunião, a administradora municipal da Quiçama, Níria Marques, informou que estão preparados espaços para montagem das tendas, bem como há água e energia eléctrica, para a comodidade dos devotos.
"Não são as melhores condições mas são as possíveis em virtude da transformação de que está a sofrer a vila da Muxima", disse.
Por sua vez, o porta-voz do evento, padre Queiroz Figueira, afirmou que o evento será marcado por momento de confissões, vigílias, celebrações eucarística e catequeses.
De acordo com o programa da romaria, no dia 30 acontece a primeira missa, presidida pelo padre Adelino Calonda, seguida de catequeses, culminando, neste dia, com uma exposição do santíssimo.
Às 7h do dia 31, acontece outra missa, a ser orientada pelo padre Filas José, vigário geral da Diocese de Viana, seguindo-se as confissões, reza do terço, esperando-se às 18 horas, a chegada da imagem de mamã Muxima, via fluvial, que será recebida com fogo de artifício e cânticos marianos tocados por uma banda das Forças Armadas Angolanas.
A abertura da peregrinação está marcada para às 19 horas do dia 31, com uma missa a ser presidida pelo bispo da Diocese do Porto, Portugal, Dom Manuel da Silva Linda, seguindo-se depois, a partir das 21 horas, a vigilha de oração.
O encerramento, no dia 01 de Setembro, está previsto pelas 09 horas, sob a responsabilidade do arcebispo da Arquidiocese do Huambo, Dom Zeca Martins.
A peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Conceição da Muxima é anual e nesta edição, decorre de 30 de Agosto a 01 de Setembro, sob o lema, "Com Maria Vivamos na Fé o Ano da Oração". AJQ