Mbanza Kongo – Quatrocentas e 50 crianças residentes em 16 aldeias da comuna de Kalambata, município de Mbanza Kongo, participaram, neste sábado, num almoço de confraternização oferecido pelo Governo da Província do Zaire, no âmbito do Natal Solidário.
A acção solidária decorreu na localidade de Ngandu, que dista a 30 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
Trata-se dos petizes oriundos das aldeias do Kibenga, Kinkombo, Maunze, Seke, Tanga, Kidiya, Luanika, Nsenge, Lukuty, Mbumbuzi, Mbanza Tanda, Tenga, Ngandu e Sede.
Bastante animado, o acto foi prestigiado pelo governador Adriano Mendes de Carvalho, e pelos vice-governadores para os sectores Político, Social e Económico, Técnico e Infra-estruturas, Afonso Nzolameso e Ângela Diogo, respectivamente.
Durante a festa, as crianças dançaram, contaram e declamaram poesias, um momento que ficou marcado, também, pela distribuição de brinquedos.
Na sua mensagem, as crianças agradeceram o gesto do Governo Provincial e pediram que actos do género sejam realizados mais vezes.
Ao usar da palavra, o vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, pediu maior empenho e dedicação das crianças nos estudos para que no futuro venham a contribuir no desenvolvimento do país.
De acordo com o governante, o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço está engajado na construção de mais infra-estruturas nos sectores da educação e saúde para o bem-estar da criança. DA/JL