Uíge - O Governo da Província do Uíge exortou, nesta terça-feira, a uma reflexão em torno da responsabilidade dos pais e encarregados de educação na transmissão de valores morais, cívicos e culturais, incentivando o respeito e espírito de tolerância aos menores.
Numa nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, no âmbito das comemorações da Jornada da Criança, que se assinala de 1 a 30 de Junho, avança que as instituições afins devem trabalhar para a protecção e educação da criança.
O Governo considera a família como a base principal para a sustentação de uma sociedade organizada, moralizada e harmonizada, cujo dever principal, a par do Estado, é proteger os Direitos da Criança, afastando dela qualquer tipo de violência.
O Governo Provincial do Uíge expressa o seu amor e carinho à criança e pede que seja reforçada a consciencialização e educação das novas gerações sobre a protecção das crianças, repudiando qualquer acto contra a integridade física e moral dos menores.
Em função da pandemia da Covid-19, que provocou profundas mudanças nos mais diversos sectores do país, o governo apela a população para continuar a lavar as mãos com água e sabão, observação o distanciamento físico, uso correcto e regular da máscara facial, entre outras medidas de biossegurança.
Dados do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género indicam que durante o primeiro trimestre do ano corrente foram registados 75 crimes de violência contra criança (trabalho infantil, fuga à paternidade, ofensas corporais simples e graves, abuso sexual, entre outros).
Do total de crimes cometidos contra a criança, 40 foram resolvidos e 35 estão ainda pendentes.