Dondo - O governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, reafirmou terça-feira o engajamento do Executivo para a melhoria das condições de vida dos antigos combatentes e veteranos da Pátria na província.
O governante, que intervinha no acto que marcou as celebrações dos 64 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional, declarou que o Executivo angolano continua a priorizar políticas que contribuem para a integração e criação de condições em prol dos antigos combatentes.
Entre as políticas, apontou a distribuição de kits profissionais com o objectivo de permitir a reintegração social, assistência social e sanitária, educação, melhoria salarial, assim como subsídios ao consumo de energia eléctrica.
Recordou que, "num dia como hoje", um grupo de jovens e filhos destemidos como Imperial Santana, Cônego Manuel das Neves, Paiva da Silva, Neves Bendinha, entre outros, desferiram um golpe duro às forças coloniais, fazendo ecoar ao mundo as vozes contra a ocupação colonial, em função da opressão e discriminação.
Por este facto, continuou, "temos que valorizar" os gloriosos antigos combatentes e veteranos da pátria que deram a vida em defesa e engrandecimento da Pátria angolana.
"O 04 de Fevereiro de 1961 é uma data inesquecível que marca a história do nosso povo, pois regista nas suas páginas douradas os nomes dos heróis e heroínas que com suor, resistência e dor, derramaram sangue em prol da nossa Independência", destacou.
João Diogo Gaspar reiterou que, por estes factos, o Executivo angolano vai continuar a empenhar-se na resolução de vários problemas que afligem a classe dos antigos combatentes e veteranos da Pátria, promovendo a inclusão dos mesmo na vida colectiva do país.
Indicou que uma das principais prioridades do Governo Provincial para este ano estará voltada para o sector da saúde e combate à pobreza, através da potenciação das administrações municipais para a promoção do empreendedorismo.
Durante o acto, foram homenageados 12 antigos combatentes e veteranos da Pátria, com a entrega de certificados de mérito.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, André Mbenza Eurico, destacou a bravura dos antigos combatentes, afirmando que se inspiraram em reis como Ngola Kiluanji, Nzinga Mbandi, Mandume e Kimpa Vita.
Sob o lema" Angola 50 anos a preservar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”, o acto foi antecedido da deposição de uma de flores no túmulo do soldado desconhecido, no Cemitério Municipal de Cambambe. EFM/IMA/IZ