Cuito - O Governo da Província do Bié apelou aos pais desta região a serem fontes de valores dos filhos e da sociedade, visando fortalecer a estrutura familiar e assegurar um futuro melhor no país.
A exortação foi manifestada hoje, na cidade do Cuito, pelo administrador da capital biena, Abel Guerra Paulo, em representação do governador local, Pereira Alfredo, no acto do Dia do Pai, que hoje se assinala.
Abel Guerra Paulo sublinhou a necessidade dos pais serem os primeiros professores dos filhos, de maneira que se recupere rapidamente os valores morais, culturais, éticos, cívicos, religiosos e patrióticos.
Repudiou ainda a onda de vandalização que se regista na província do Bié, roubos de equipamentos sociais, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas e tabagismo, sobretudo na camada juvenil.
Solicitou aos pais a fim de promoverem mais actividades educativas, quer nos lares quer nas comunidades.
A directora em exercício da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Bié, Cassova Chinene, reiterou dar continuidade dos projectos em curso como "Conversas de Família", "Jango de Família", entre outros, com objectivo de fortalecer a unidade dos lares e promover uma paternidade cada vez mais responsável.
Anunciou ainda a realização de palestras e debates intergeracionais, com vista a se reduzir significativamente os casos de maus-tratos, abuso sexual, violência doméstica e outros males que afectam as famílias.
É neste sentido que, segundo ela, as autoridades celebram esta data com finalidade de se reflectir sobre a valorização do papel dos progenitores no seio das famílias e condenar as atitudes dos pais que se abstêm na prestação de uma paternidade responsável.
Já o representante da Associação de Pais da província do Bié, Ernesto Pinto, apelou à necessidade de se intensificar a educação e ensinamento aos filhos com amor e dedicação, de modo que possam moldar a sua conduta nas comunidades.
Esta data, que decorreu sob lema "Papá - Modelo de Inspiração Para os Filhos", serviu para condenar, igualmente, a prática de fuga à paternidade ou abandono de lares.JEC/PLB