Caxito – O vice-governador do Bengo para o sector, Político, Económico e Social, José Bartolomeu Pedro, pediu, hoje, em Caxito, a sociedade a intervir de forma concertada e actuante nos programas destinados a criança e no combate às práticas nocivas ao desenvolvimento dos petizes.
No âmbito dos 11 compromissos da criança o governo do Bengo tem implementado várias acções e projectos que concorrem para o reforço da protecção social, prevenção e combate a violência de modo a garantir o bem-estar social, físico e psíquico dos petizes, disse o governante no final de uma marcha de repúdio à violência contra a criança.
Reiterou o empenho do governo em melhorar os cuidados primários de saúde, combater o trabalho infantil, construir escolas, centros e parques infantins e incentivar e apoiar a expansão da educação pré-escolar.
O governo vai igualmente continuar a apoiar as instituições de atendimento e acolhimento de crianças, promover a integração das mesmas em situação de risco e em famílias substitutas e prestar apoio psicossocial.
Numa mensagem, as crianças pediram aos defensores dos seus direitos a comprometerem-se, uma vez mais, em protegê-las, e apelaram a denúncia de todo o tipo de violência praticado por qualquer pessoa, seja membro da família ou não.
A marcha promovida pela OPA está inserida nas celebrações do Dia da Criança Africana assinalado sexta-feira (16). CJ/IF