Malanje- Uma actuação mais assertiva da sociedade nas tarefas tendentes à protecção dos direitos das crianças, para o seu desenvolvimento integral, foi defendida hoje, pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda.
O responsável deixou tal recomendação durante o acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Criança, que hoje se assinala, tendo anotado que a dedicação de todos nas questões ligadas às crianças contribui para a identificação e atempado combate aos males que enfrentam.
A par disso, advogou a transmissão de princípios e valores aos menores, para que no futuro contribuam no desenvolvimento do país, e da província em particular.
Franco Mufinda reconheceu as dificuldades que as crianças enfrentam nos diferentes domínios e garantiu que esforços estão a ser empreendidos para ultrapassá-las.
A chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional da Criança (INAC), Sara Domingos, lamentou, na ocasião, o aumento de casos de violência contra a criança na província, tendo apontado para o registo de 487 casos de Janeiro a Maio,
Foram reportados 220 casos de fuga à paternidade, 120 de exploração infantil, 80 de falta de prestação de alimento e 64 de abuso sexual.
Por sua vez, a esposa do governador provincial, Maria Nhunga, voltou a apelar para a necessidade da protecção das crianças, para que possam viver livres e alegres, sem o espectro do medo.
O acto provincial decorreu sob o lema “Unidos pela Protecção da Criança, Faça o seu Município um Exemplo” e dele participaram 350 crianças de vários estratos sociais, que beneficiaram de brinquedos e participaram de concursos de música e dança.
O dia 1 de Junho, Dia Internacional da Crianças, foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1950, com objectivo de promover os direitos da criança, assim como implementar acções que possam beneficiar o bem-estar dos petizes em todo mundo. RM/ACC/PBC