Ndalatando - O Governo do Cuanza Norte rendeu homenagem, nesta quarta-feira (05), ao ex-governador, Henriques André Júnior, pelo seu contributo e feitos em prol dos cidadãos e da província.
Henriques André Júnior, ex-governador da província do Cuanza Norte, de 2004 a 2016, faleceu no dia 31 de Março do ano em curso vítima de doença, aos 75 anos.
Numa nota de elogio, o Governo da Província considera Henriques André Júnior compatriota, político comunicador por excelência, amigo e conselheiro, um homem simples e de trato fácil.
De acordo com o documento, foi com tamanha dor que a população do Cuanza Norte e o governo receberam a triste notícia da partida prematura do ex-governador.
A nota refere ainda que Henriques André Júnior empenhou-se com afinco na criação de condições sociais básicas para a população local.
“Na altura a situação era bastante crítica, mas com coragem acreditou mudando o cenário com a asfaltagem das ruas, passeios, electrificação dos bairros de Ndalatando, capital da província, construção do hospital Materno e Infantil, o Sanatório e outras infra-estruturas.
Durante a cerimónia de homenagem, em que participaram membros do Governo da Província, da sociedade civil, líderes religiosos, entidades tradicionais, membros dos órgãos de defesa e segurança, foi aberto um livro de condolências.
O actual governador da província, Pedro Makita Júlia, escreveu no livro “ Profunda gratidão e abraço pelo vosso contributo, vamos continuar a imortalizar a vossa obra, que a vossa alma descanse em paz”.
Em declarações à imprensa, o ex-administrador do município de Golungo Alto, Cirilo Matias, indicou que o malogrado foi um homem que aplicou-se profundamente para a mudança da situação social na província, construindo várias infra-estruturas com destaque para sistemas de distribuição de água potável.
Já a ex-secretária provincial da OMA, Santa Simão Pedro, destacou que além de se empenhar na resolução dos problemas sociais na província, Henriques André Júnior também dedicou-se ao partido MPLA com a revitalização dos comités de accão.
Durante a homenagem foram lidas, igualmente, mensagens do partrido MPLA e da sociedade civil.
O livro de condolência e a fotografia do malogrado encontram-se na entrada do edifício do Governo da Província.
Nascido em Luanda a 4 do Março de 1947, Henriques André Júnior é filho de Henrique André e de Delfina Furtunato.
Foi igualmente deputado da Assembleia Nacional e membro do Comité Central do MPLA. EFM/IMA