Ndalatando – Administradores municipais adjuntos de oito dos dez municípios da província do Cuanza Norte foram contemplados com viaturas para facilitar a mobilidade e o acesso a áreas mais recôndidas.
As viaturas, de marca Land Cruiser, foram distribuidas, nesta quarta-feira, pela vice-governadora provincial para a Área Financeira, Social e para as Comunidades, Luzia Pedro.
Receberam transporte os administradores municipais adjuntos da Banga, Bolongongo, Quiculungo, Samba Caju, Ngonguembo, Cambambe e Ambaca e Lucala. Os dos municípios de Golungo Alto e Cazengo serão contemplados em outra fase.
Luzia Pedro destacou a importância da distribuição destes meios às administrações para uma governação de proximidade.
Afirmou que há muito que as administrações clamavam por meios de transporte porque há áreas em tinham dificuldades de chegar.
Apelou aos contemplados que protejam os meios, que fazem parte do património do Estado.
Em declarações à imprensa alguns administradores municipais adjuntos afirmaram que os meios vão permitir que tenham mais contacto com a população, auscultar os problemas que enfrentam e encontrar solução.
O administrador adjunto de Samba Cajú, Domingos Rodrigues, acredita que estes meios vão permitir melhor cumprimento das orientações superiores para a melhoria das condições de vida da população nos municípios, afirmando que a actuação da Administração será mais abrangente até a áreas mais recôndidas.
Considerou que o município carece de melhorias nos sectores da educação, saúde, vias de acesso e água.
O município de Samba Caju tem cerca de 25 mil habitantes e tem uma extensão de mais de mil metros quadrados.
Jose Mária Pereira António, administrador adjunto de Ngonguembo, considerou que uma viatura é uma necessidade imperiosa, principalmente, para a sua localidade, que é uma área de dicifil acesso.
Considerou que para os administradores municipais adjuntos, que lidam directamente com a população, uma viatura é muito importante e vai ajudar também a solucionar alguns problemas pontuais.
Afirmou que com mais um meio de transporte a Administração vai imprimir maior dinâmica nas acções que visam resolver os problemas do povo.
O município de Ngonguembo tem cerca de cinco mil habitantes e uma extensão de mais de mil metros quadrados. IMA