Malanje- O reforço do associativismo e a promoção da solidariedade juvenil, constituem apostas do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, com vista a busca de soluções conjuntas para os problemas dessa franja social.
Essa medida passa essencialmente pela congregação dos jovens de todos os estratos sociais, incluindo partidários e religiosos na luta pelos objectivos almejados pela camada juvenil, nas mais variadas vertentes.
A informação foi dada hoje, pelo novo director do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, Domingos Inácio, quando falava das linhas de acção do seu mandato iniciado oficialmente quarta-feira (5) com a sua apresentação aos funcionários da instituição.
“O sector da juventude é muito desafiador e conhecemos um pouco da sua realidade e vamos ajudar o Governo a resolver os problemas”, frisou, acrescentando que apesar da complexidade, tudo será feito no sentido de se buscar as soluções, e a solidariedade institucional falará mais alto.
Relativamente aos desportos, disse ser intenção o resgate da mística da província nas modalidades em que se destacou em tempos idos, bem como trabalhar para a manutenção de uma equipa no Girabola.
Realçou que a estratégia tem a ver com a massificação dos desportos escolares, universitários e os comunitários, através da busca de apoios materiais e financeiros da classe empresarial e do Governo.
A par da recreação, pretende-se sobretudo um desporto de competição profissional, capaz de fornecer atletas para o país e quiçá para o continente africano, para além da intenção da conquista do título de campeão africano em outras modalidades, a semelhança do judo feminino.
“A nossa luta vai ser no sentido de advogar junto dos Clubes e dos empresários para o alcance dos desafios futuros e de certa forma, massificar e criar coesão a nível do desporto”, rematou.
Entretanto, o vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, que procedeu a apresentação do novo titular da Juventude e Desportos, reiterou a necessidade de esforços conjuntos para o alcance dos objectivos do sector, rumo a massificação das modalidades. NC/PBC