Saurimo – O vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Mendes Gaspar, apelou, em Saurimo (Lunda Sul), aos profissionais da educação maior empenho e dedicação no exercício das funções, com vista ao alcance da qualidade de ensino e aprendizagem.
O governante fez este apelo acto provincial comemorativo do 22 de Novembro, Dia Nacional do Educador, assinalado terça-feira, tendo encorajado os profissionais do sector a apostar continuamente na formação, por ser um factor determinante para o alcance da almejada qualidade de ensino.
Apelou aos professores a terem compromisso com a pátria e ajudarem o Executivo na erradicação do analfabetismo nas comunidades.
"O professor é um modelo de referência e fonte de inspiração para os alunos, por isso deve facilitar o acesso ao conhecimento técnico e profissional e ajudar os discentes na sua inserção na sociedade", salientou.
Mendes Gaspar frisou que o Governo reconhece o papel do professor e as dificuldades que o sector enfrenta, por este facto, o Executivo tem trabalhado em vários processos, no sentido de melhorar a condição remuneratória dos docentes, respeitando o tempo de trabalho e o seu empenho, bem como continua focado na expansão e criação de oportunidades de ensino em todos os seus subsistemas com o aumento da rede escolar.
Durante o acto foram homenageados dois professores reformados e igual número de destacados no exercício da profissão.
O dia do educador decorreu sob o lema “A Transformação da Educação Começa Com o Professor”.
No presente ano lectivo, foram matriculados em todos os subsistemas de ensino 230 mil 351 alunos, distribuídos em mil e 847 salas de aulas e cinco mil e 129 professores.