Huambo – A festa de passagem de ano da governadora do Huambo, Lotti Nolika, teve alguns momentos na maternidade do Hospital Geral, onde testemunhou a chegada da primeira bebé de 2023 nascida às 00h03 deste domingo, 01 de Janeiro.
Em gesto de boas-vindas à recém-nascida, a governante entregou um enxoval à mãe, numa iniciativa que se enquadra no ritual, generalizado em vários países do mundo, de presentear o primeiro bebé nascido em cada ano.
A contemplada recebeu roupas, berçário, produtos de higiene e utensílios de limpeza.
A menina, primeira filha de Felícia Madalena Mukembe, de 22 anos de idade, residente no bairro Calomanda, arredores da cidade do Huambo, nasceu de parto normal, com três quilogramas de peso.
Acto igual, a governadora Lotti Nolika fê-lo com outras seis mulheres que deram à luz aos últimos bebés de 2022, igualmente, nascidos na maternidade do Hospital Geral do Huambo.
Recorda-se que em 2022, a primeira bebé do ano nascida na maternidade da maior unidade hospitalar da província do Huambo, veio ao mundo, com três quilogramas de peso, quando passavam dois minutos das zero horas de 1 de Janeiro.
Com mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, a província do Huambo tem um Sistema de Saúde composto por 261 unidades sanitárias, num universo de duas mil 126 camas em diversas enfermarias e 14 na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI).
Dispõe de 423 médicos, quatro mil 397 enfermeiros, 992 técnicos de diagnóstico e terapêutico e 562 auxiliares, que prestam serviço em três hospitais provinciais, 12 municipais, 55 centros de saúde, 177 postos de saúde e em 13 centros materno-infantis.