Caxito - A governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, pediu hoje, as mulheres da província para apostarem na formação sobre novas tecnologias, de forma a contribuírem para o desenvolvimento do país.
Ao intervir na localidade do Panguila, no acto provincial antecipado do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a governante sublinhou que as mulheres devem continuar a pautar pela investigação, inovação e tecnologia, rumo ao desenvolvimento sustentável.
Reconheceu o contributo das mulheres angolanas nas diversas esferas políticas, sociais e económicas, bem como aqueles que continuam a consolidar a paz definitiva.
Nesta perspectiva, disse, as mulheres devem apoiar o governo na execução das suas políticas e programas que concorrem para a melhoria das condições de vida das populações, com destaque para a diversificação da economia através da agricultura, pesca, indústria, comércio e outras actividades.
Convidou a sociedade a tomar consciência do direito à autodeterminação, a promoção dos direitos políticos, económicos e socioculturais das mulheres.
A governante referiu-se também a necessidade de se direccionar a educação das meninas na edificação de sociedades mais justas, igualitárias e desenvolvidas e na emancipação da mulher para a conquista da liberdade e garantia dos seus direitos.
A directora do Gabinete Provincial da Acção Social no Bengo, Marcelina Matari, enalteceu as conquistas alcançadas pelas mulheres dos país e pediu à sociedade para continuar a valorizar esta franja da sociedade, evitando a violência e abusos.
No Bengo, o acto provincial antecipado do Dia Internacional da Mulher foi marcado por actividades músico-culturais e uma exposição de produtos agrícolas. MD/CJ/IF