Ondjiva - A governadora provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa, orientou a administração municipal de Ombadja a rescindir contrato com o empreiteiro do projecto reabilitação e extensão da rede eléctrica da comuna de Naulila.
Gerdina Didalelwa deixou esta orientação no final de uma visita de constatação do andamento das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos municípios em curso naquela região.
De acordo com a governante, a par do atraso e paralisação da obra, que teve iniciou em Maio de 2020, o empreiteiro demonstrou que não dispõem de capacidade técnica para a execução deste projecto.
Neste sentido, realçou que foi recomendada a administração municipal de Ombadja no sentido de rever o projecto e reincidir o contrato com o empreiteiro.
Por seu turno, o fiscal dos projectos ligado ao PIIM no Naulila, Agostinho César, disse que obra está paralisada desde Outubro devido a inconformidade dos trabalhos, na qual foi notificado empreiteiro para fazer as possíveis correcções.
Fez saber que projecto, orçado em 50 milhões, 943 mil e 50 Kwanzas, contempla a colocação de 59 postes de betão armado, com uma altura de nove metros, apresentando uma execução física de 25 por cento e financeira de 25,75 por cento.
Relativamente ao complexo residencial de enfermeiros e professores, Gerdina Didalelwa manifestou-se satisfeita com o trabalho realizado, realçando que caso hajar pagamentos, dentro de três meses, a obra poderá conhecer o seu término.
Orçado em 94 milhões, 669 mil 917 kwanzas, o complexo comporta cinco residências do T2 e um refeitório, cujos trabalhos apresentam uma execução física de 67 por cento e financeiro 57 de por cento.
A mesma foi consignada 15 de Maio de 2020, com um prazo de execução de 8 meses, mas devido atrasos nos pagamentos e algumas alterações do projecto, registou-se um atraso, que terminaria em Dezembro.
Com uma população estimada em 26 mil e 243 habitantes, a comuna de Naulila, tem uma superfície territorial de dois mil e 220 quilómetros quadrados e administrativamente está dividido por 15 aldeias.