Huambo - A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, enalteceu, esta sexta-feira, "o patriotismo, a determinação e o sentido de missão" das mulheres incorporadas no Ministério do Interior (MININT), nas acções de manutenção da segurança pública.
Durante uma cerimónia de homenagem às mulheres da delegação local do MININT, no quadro da jornada Março/Mulher, a governante disse que o contributo dessas “combatentes da linha da frente” tem sido fundamental para a redução da criminalidade.
Por este facto, considerou a homenagem como um marco de grande dignificação da mulher, numa altura em que se assiste, em quase todo o mundo, a actos bárbaros de violação dos seus direitos.
Reconheceu que, tal como os homens, as mulheres também têm capacidade de ajudar no desenvolvimento do país, daí a necessidade de se aperfeiçoarem, cada vez mais, de modo a que a igualdade de oportunidades não seja vista como uma prenda.
Nesta conformidade, a governadora comprometeu-se em apoiar a luta pela erradicação das atitudes que contrastam com as acções para o empoderamento da mulher.
A delegação do MININT na província do Huambo possui mais de 600 mulheres, incorporadas nos seus órgãos executivos centrais, designadamente Polícia Nacional, Serviço de Investigação Criminal, de Protecção Civil e Bombeiros, Penitenciários e de Migração e Estrangeiros.