Menongue – A vice-governadora para o sector político, económico e social do Cuando Cubango, Helena Chimena, defendeu, esta quinta-feira, em Menongue, o reforço do policiamento de proximidade, com vista a garantir o combate cerrado à criminalidade na região.
Ao intervir no acto provincial alusivo ao 44º aniversário da institucionalização do Ministério do Interior (Minint), que hoje se assinala, a responsável reiterou que o Governo vai continuar a trabalhar de modo a melhorar as condições de trabalho dos efectivos da corporação, com a construção e apetrechamento de infra-estruturas, entre outras acções.
Na ocasião, a vice-governadora reconheceu o papel desempenhado pelos distintos órgãos do Minint na garantia da segurança e da ordem interna, promovendo um ambiente de paz e de harmonia no seio das populações.
Por seu turno, o comandante provincial da Polícia Nacional no Cuando Cubango, comissário José Alberto Chinhama, reafirmou o empenho dos efectivos na manutenção da ordem e tranquilidade públicas, em prol do bem-estar dos cidadãos.
“Apesar de algumas dificuldades, reafirmamos continuar a trabalhar com espírito de dedicação, patriotismo e abnegação, cooperando com outras forças de defesa e segurança para a manutenção da ordem na província”, acrescentou.
Fundado a 22 de Junho de 1979, o Ministério do Interior, abreviadamente designado por Minint, é o órgão do Estado angolano encarregue de propor, formular, coordenar e executar a política de matéria de ordem interna e segurança pública.
Tem sob sua alçada o Comando-Geral da Polícia Nacional, os serviços de Investigação Criminal (SIC), de Migração e Estrangeiros (SME), Prisionais e de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).ALK/JSV/MCN