Luanda- A governadora da província de Luanda, Joana Lina, procedeu nesta sexta-feira, na comuna de Calumbo, no município de Viana, a inauguração do Centro de Acção Social Integrado (CASI), com finalidade de cadastrar as famílias vulneráveis que residem naquela comunidade.
A inauguração da infraestrutura, está inserida na jornada de campo de três dias ao município satélite, que vai estender-se até a próxima terça-feira.
No seu programa de actividades, a governante fez também o lançamento da primeira pedra para a construção de uma cozinha comunitária, cuja obra iniciada ainda hoje, terá a duração de 45 dias da sua execução.
O programa da governadora prosseguiu com uma visita ao ‘‘Projecto Mizangala’’, arredor do Zango 5, local aonde serão construídas casas auto-dirigidas para os jovens do município de Viana, para além de ter constatado o andamento das obras do Projecto residencial ‘’4000 casas’’, no Zango 3.
Na mesma localidade, Joana Lina, certificou, igualmente, o reinício das obras do hospital que ficaram paralisadas por falta de verbas. A sua conclusão deverá durar três semanas.
Visitou também, no mesmo bairro, uma infra-estrutura hospitalar em estado de abandono
Na administração da comuna de Calumbo, onde auscultou vários munícipes, a governadora Joana Lina manifestou a intenção de, em breve, criar um programa de auto construção dirigida para facilitar o acesso a uma habitação.
Tranquilizou, contudo, a população a manter calma , já que o seu pelouro está a trabalhar arduamente com o objectivo de se dar alguma solução imediata das dificuldades que foram colocadas, como a energia e água, escolas, hospitais, bancos comerciais e tantos outros serviços.
No prosseguimento da sua jornada de campo, em Viana, a governante agendou para sábado um encontro com os empresários locais.