Sumbe - O governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, reiterou, esta sexta-feira, na cidade do Sumbe, a contínua aposta do Executivo na emancipação das mulheres, em prol do desenvolvimento da região e das famílias.
Job Capapinha falava durante o acto de homenagem às vencedoras do Cuanza Sul do Prémio Nacional Mulheres de Mérito, nomeadamente Francisca Paulo, na categoria de Saúde, Rosalina António (Pescas), Joaquina Francisca (Agricultura Familiar) e Graciete Antas (Turismo, Ambiente e Biodiversidade).
Na ocasião, o governante enalteceu o empenho e dedicação das concorrentes do Cuanza Sul no concurso, sublinhando que representaram condignamente a província.
Entretanto, a médica Francisca Paulo congratulou-se com o gesto do Governo em homenagear as “Mulheres de Mérito”, prometendo continuar a trabalhar com vista a contribuir no desenvolvimento da região.
“Esta conquista constitui não só um ganho mas também uma grande responsabilidade no desempenho das minhas funções, tendo em vista o bem-estar das populações no domínio da saúde”, salientou.
Por sua vez, Joaquina Francisco dedicou o prémio a todas as mulheres do Cuanza Sul pelo empenho e dedicação demonstrados no dia-a-dia para o engrandecimento da província.
O Prémio Nacional Mulheres de Mérito foi instituído em 2022 pelo Governo, com vista a distinguir e homenagear o mérito das mulheres que se destacam em cada ano nos ramos da investigação, saúde, empreendedorismo, agro-pecuária, pescas, agricultura familiar, turismo, ambiente e biodiversidade, cultura e arte, superação, mulher e cidadania, bem como economia azul.
Participaram nesta primeira edição 124 mulheres de 15 províncias, que resultaram em 10 premiadas, sendo que a categoria 'Agropecuária' ficou sem candidaturas elegíveis.
As vencedoras, cuja gala de premiação aconteceu no dia seis de Abril, foram agraciadas com menções honrosas, diplomas e um valor monetário de um milhão e 500 mil kwanzas por categoria.CIJ/MCN