Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, destacou hoje, quinta-feira, em Menongue, a necessidade dos gestores estarem mais comprometidos com o bem-estar da população, que exige responsabilidade do cumprimento do erário.
Falando aos dirigentes desta província, no âmbito da sua recondução ao cargo de governador, José Martins assegurou que os desafios actuais exigem a busca permanente de soluções concretas por parte dos gestores.
Conforme o governante, a missão foi dada e está pronto a cumprir, mas espera do apoio de toda a população da província para concretizar todas as iniciativas, tanto as que já estão em curso tanto outras que serão iniciadas, para o desenvolvimento local.
Com vista à concretização do propósito, José Martins defendeu que os gabinetes provinciais das diferentes instituições públicas deverão, de igual modo, desenvolver as suas competências.
“Uma coisa é o governo, a outra é o governador. Cada gabinete provincial deve ter o seu próprio programa, com os seus meios e trabalhar para o desenvolvimento da província do Cuando Cubango”, notou.
Para os jovens, solicitou maior dedicação na elaboração e apresentação de ideias inovadoras, que facilitem a implementação de políticas públicas, geram rendimentos e incentivam outros a ter uma vida melhor.
Cidadãos manifestam confiança em José Martins
Cidadãos no Cuando Cubango consideraram acertada a recondução de José Martins, ao cargo de governador da província, por conhecer os problemas que afligem as comunidades.
Esta manifestação dos cidadãos foi unânime durante o acto de recepção do governador José Martins, no aeroporto Comandante Kwenha, depois da tomada de posse em Luanda.
Ao falar à Angop, o cidadão Manuel Francisco Tuta afirmou ser uma recondução acertada para o destino do Cuando Cubango, porquanto o governador mostrou, em oito meses, depois da sua nomeação, em Novembro de 2021, conhecer as reais prioridades que devem ser gizadas para o desenvolvimento da província.
Entre as prioridades, apontou a reabilitação da Estrada Nacional 280, que liga Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo, bem como Menongue/Cuangar/, EN 140, bem como as vias secundárias e terciárias, visando alavancar o turismo e comércio transfronteiriço com a Namíbia.
A construção de escolas, hospitais, expansão da rede eléctrica e distribuição de água potável, melhoria do saneamento básico e outros serviços essenciais ao bem-estar dos cidadãos, são sectores apontados como prioritários pelo entrevistado, para quem José Martins deve, para o efeito, primar por uma governação inclusiva e participativa.
Já o pastor da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal no Cuando Cubango, Jacob Cambala, defendeu a necessidade de se cumprir com as promessas feitas durante o pleito eleitoral do ano em curso, como a criação de uma Universidade Cuito Cuanavale que venha, no futuro, albergar mais estudantes.
Já para o sector da agricultura, o pastor defendeu a contínua e séria reabilitação das vias secundárias e terciárias, para que os agricultores possam escoar os produtos do campo para as sedes municipais, bem como para a sede capital da província, Menongue.
Para o estudante universitário Salatiel Tchinhama, é necessário que neste novo governo sejam realizados encontros que venham avaliar os diferentes projectos em curso na província, seu estado de execução, bem como se estudar medidas e soluções para ultrapassar eventuais atrasos e constrangimentos.
“O sonho da casa própria está cada vez mais distante para muitos jovens aqui na província do Cuando Cubango”, recordou o estudante, para quem é preciso que haja maior atenção a questões que visam assegurar o emprego a esta camada, bem como a sua formação técnico profissional.
Nos mais variados sectores, ressaltou que a província do Cuando Cubango necessita também de um estádio de futebol bem como de bibliotecas e museu de referência.