Mocâmedes – Mais de cinquenta infra-estruturas sociais e económicas foram vandalizadas no presente ano, na província do Namibe, informou o seu governador provincial, Archer Mangueira.
Trata-se de escolas, centros e postos de saúde, Caminhos-de-Ferro, infra-estruturas ligadas à energia eléctrica e água potável, habitação, entre outros serviços sociais.
Archer Mangueira falava na cerimónia de cumprimentos de fim de ano ao governador provincial, realizada no sábado, na cidade de Moçâmedes (Namibe), tendo adiantado que a vandalização de bens públicos criou prejuízos estimados em mais de trezentos milhões de kwanzas.
Lamentou o facto de algumas infra-estruturas terem sido vandalizadas antes da sua inauguração e, consequentemente, entrada em funcionamento, impedindo, deste modo, que a população beneficie dos programas do Governo destinados a melhoria das condições de vida.
Por este facto, o governador pediu o envolvimento da sociedade nas acções que visam o combate ao vandalismo na província do Namibe, e não só, inclusive na denúncia de pessoas que praticam este acto.
Por outro lado, Archer Mangueira falou da necessidade do combate à violência doméstica e infantil, tendo em conta o impacto negativo desta acção para a sociedade.
O governador pediu ainda o engajamento da sociedade nas acções de solidariedade, como às campanhas de doação de sangue e iniciativas que visam mitigar os efeitos da seca na província.
"Ao iniciarmos um novo ano, devemos renovar o nosso compromisso com a compaixão, a solidariedade e o amor ao próximo, valores que devem estar presentes em todos os nossos actos e pensamentos", disse.
A cerimónia contou com deputados à Assembleia Nacional, membros do governo, empresários, autoridades tradicionais e eclesiásticas, membros dos órgãos de defesa e segurança, da sociedade civil, entre outros. FA/OHA