Malanje- O governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, instou hoje, a população da comuna do Cota, município de Calandula, a aderir ao Censo geral da População e Habitação que arranca a 19 deste mês.
Marcos Alexandre, que falava à margem da III feira agrícola do produtor da comuna do Cota, aproveitou a ocasião para reiterar aos cidadãos a colaborar com os agentes censitários, para que as informações a recolher permitam ao Executivo gizar políticas para o desenvolvimento do país.
“ As pessoas devem interagir com os recenseadores em todos os domínios, sendo para tal, crucial, as autoridades tradicionais e religiosas mobilizarem os munícipes”, frisou.
Por outro lado, o dirigente estendeu o apelo para a conservação dos bens públicos, evitando a destruição e vandalização, bem como à denúncia daqueles que se procederem contra.
O Censo de 2024 é o segundo que o país realiza no período pós-independência, sendo que o primeiro decorreu em 2014, tendo sido recenseados no país 25 milhões 789 mil e 24 habitantes, dos quais 12 milhões 499 mil e 41 do sexo masculino e 13 milhões 289 mil e 983 do sexo feminino.
Em Malanje, foram contabilizados 986 mil e 363 habitantes, 479 mil e 788 do sexo masculino e 506 mil e 575 do sexo feminino. RM/NC/PBC