Cambambe - O governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, reiterou o apelo, terça-feira, à população a reforçar as medidas de prevenção contra a cólera, no sentido de evitar o contágio e mortes.
Segundo o dirigente, que falava no acto que marcou as celebrações dos 64 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional, assinalado terça-feira (04), o facto da província e o município de Cambambe estarem próximos da capital do país, Luanda, um dos epicentros da doença, deve exigir um redobrar de esforços das entidades sanitárias, famílias e cidadãos.
João Diogo Gaspar explicou que estes esforços devem cingir-se no saneamento básico, higienização dos alimentos e desinfestação da água.
Informou que o Governo da Província está a tomar todas as medidas cautelares para conter casos da doença na circunscrição.
A 31 de Janeiro, as autoridades sanitárias da província do Cuanza Norte diagnosticaram o primeiro caso de cólera no sector Cuso, bairro Kilemba, no município do Samba-Cajú, porém totalmente controlado.
Desde a identificação inicial deste caso suspeito, medidas imediatas e proactivas foram accionadas, com a mobilização de equipas de vigilância epidemiológica para o terreno.
As equipas empenham-se em identificar e monitorizar possíveis contactos do paciente, assegurando o rastreamento eficaz da cadeia de transmissão e reforçar as acções de sensibilização comunitária, educando a população sobre as medidas preventivas essenciais.
As equipas têm também a responsabilidade de garantir a disponibilidade de recursos humanos e materiais nas unidades sanitárias, para o acompanhamento adequado de casos suspeitos.
O Governo Provincial do Cuanza-Norte reafirma o compromisso com a saúde pública e está preparado para responder de forma firme e eficaz esta situação, em alinhamento com as políticas públicas de protecção da vida dos cidadãos, conforme preconizado na Constituição da República de Angola (CRA).
Por outro lado, o governador João Diogo Gaspar garantiu a entrada em funcionamento para breve do Hospital Municipal de Cambambe com a aquisição de equipamentos médicos, após a reabilitação e ampliação da infra-estrutura no sentido de continuar a prestar um serviço digno e humanizado para a população e profissionais de saúde. EFM/IMA/SEC