Cuito – Por conta da pandemia da covid-19, que impede os ajuntamentos de pessoas, o governador do Bié, Pereira Alfredo, solicita maior solidariedade das famílias para os mais carenciados, sobretudo neste período da quadra festiva.
Num ano atípico, em que as famílias estarão quase privadas das habituais concentrações e festas, o governante pediu que as pessoas aproveitassem a data para serem mais afáveis, levando mensagens de carinho e presentes aos que mais precisam.
Falando hoje (sexta-feira) no Cuito, no culto de Natal, realizado na Catedral da Paz, afecta à Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Pereira Alfredo aproveitou a ocasião para pedir mais sentido de responsabilidade das famílias, visando evitar males maiores, neste período da pandemia da covid-19.
Segundo o governante, durante o Natal, que hoje se celebra, e na Passagem de Ano Novo, as famílias devem se reunir cumprindo sempre com as orientações das autoridades sanitárias sobre as medidas de biossegurança contra a covid-19, doença que já infectou e matou milhões de cidadãos em todo mundo.
Em Angola, até quinta-feira, os dados indicavam 17 mil e 29 infectados, dois quais 60 na província do Bié. O país já registou 393 mortes.
Face a esses números, Pereira Alfredo alertou, sobretudo, aos chefes de famílias a serem rigorosos no distanciamento social, na lavagem das mãos com água e sabão, entre outras medidas, para se evitar a propagação da covid-19.
Por outra, o governador assegurou à contínua colaboração do executivo provincial com as igrejas, mormente nos projectos sociais, como construção de escolas, unidades sanitárias, educação da sociedade entre outros.
Na ocasião, o secretário provincial da IECA no Bié, pastor José Chituque Gamo Manuel, que orientou a celebração do culto, apelou aos cristãos a serem cada vez mais exemplares e demonstrarem uma conduta digna durante e depois da quadra festiva.
Destacou ainda o papel que o Governo tem dado no apoio aos projectos sociais dessa congregação, com vista ao desenvolvimento das comunidades.