Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, manifestou, este sábado, o desejo de ter uma “frente comum” com as igrejas na definição de estratégias de resolução dos problemas sociais e económicos que afligem à população.
O governante falava à imprensa, após ter sido recebido, em audiências separadas, pelo arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, pelo secretário da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), reverendo Gilberto Jamba Ndunduma, e pelo superintendente Distrital da Igreja Metodista Unida, reverendo Euclides dos Santos.
Nas funções desde a última sexta-feira, Pereira Alfredo disse que quer contar com o apoio dos líderes religiosos na resolução dos problemas que afectam directamente os cidadãos, através do auxílio ao Governo na materialização de diversas acções projectadas para o bem-estar da populaça e do fortalecimento das relações de boa convivência.
Disse ser importante que as igrejas se mantenham disponíveis em trabalhar com o Governo em várias acções de impacto social, por não existir “soluções mágicas” dos problemas da população, daí a necessidade da conjugação de esforços, vontades e ideias.
Pereira Alfredo reconheceu a histórica intervenção das igrejas reconhecidas pelo Estado angolano no domínio da formação do homem, por via das missões, no sector da saúde, entre outras áreas.
Por sua vez, o arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, disse que em menos de 24 horas é um privilégio receber o governador Pereira Alfredo, que, inicialmente, manifestou a disponibilidade de trabalhar com a Igreja Católica nessa cooperação mútua, para servir os cidadãos angolanos em vários aspectos.
Referiu que a igreja se propõem ajudar o Governo nas acções que visam tornar o homem completo e capaz de contribuir no desenvolvimento sustentável do país.
Por isso, o arcebispo garantiu que o governador tem as portas abertas para busca de ideias e soluções voltadas ao bem-estar da sociedade.
O secretário da IECA no Huambo, reverendo Gilberto Jamba Ndunduma, disse ter recebido informações do governador sobre a necessidade de reforçar a cooperação com as instituições religiosas em vários domínios, facto que constitui um indicador de que coisas vão acontecer.
Destacou o compromisso do governador em tornar a província do Huambo num lugar onde cada cidadão venha a se sentir bem, com a promessa de visitar, dentro de dias, as obras do Campus Universitário da Missão Evangélica do Dondi, no município do Cachiungo, com a conclusão prevista para final do corrente ano.
Nas suas declarações, o superintendente Distrital da Igreja Metodista Unida, reverendo Euclides dos Santos, disse que o governador manifestou o interesse de trabalhar com as entidades religiosas na promoção do bem-estar comum.
Disse que Igreja Metodista vai continuar a trabalhar na sensibilização para população, a fim de acabar os actos de vandalização dos bens públicos.
Nomeado e empossado recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, o governador Pereira Alfredo foi apresentado sexta-feira à tarde, a população da província do Huambo, pelo ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca.
Com uma área de 35 mil 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias, a província tem uma população estimada em dois milhões 800 mil habitantes.
Possui os municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Tchindjenje, Ecunha, Huambo (capital), Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucum. JSV/ALH