Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador Archer Mangueira aponta projectos de combate à seca

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 17 Setembro de 2024 | 19h08

Moçâmedes - O governador Archer Mangueira destacou, esta terça-feira, em Moçâmedes (Namibe), a implementação de projectos estruturantes de acordo as características geográficas locais, para o combate à seca que assola a província desde 2019.

O governante ressaltou o facto quando dissertava uma palestra sob o tema “A visão de Neto sobre o desenvolvimento e o Namibe na visão de Neto”, no quadro da celebração do 102º aniversário do Herói Nacional, que hoje se assinala em todo o país.

Segundo o governador, os projectos passam necessariamente pela criação de infra-estruturas de abastecimento e distribuição de água para consumo humano, agricultura e abeberamento do gado e eliminar o fenómeno da transumância.

“ Se executarmos políticas neste sentido, viradas somente à seca estaremos a criar condições para o desenvolvimento sustentável da nossa província", precisou.

O governante garantiu haver projectos de curto, médio e longo prazos a serem executados para a melhoria da qualidade de vida das famílias, principalmente daquelas que vivem em zonas recônditas.

Apontou para o efeito a construção e reparação em curso de barragens e represas, para a retenção da água como projectos de médio e longo prazos, bem como o lançamento, nos próximos meses, de projectos para a gestão da seca na província.

Manifestou a necessidade de mais apoios financeiros e de meios técnicos, para a multiplicação da produção nos campos agrícolas, apesar da província ser actualmente auto-suficiente.

Por outro lado, apontou ser indispensável organizar as famílias e outros intervenientes destes sectores em cooperativas, para que possam receber meios que ajudem a desenvolver a actividade com mais sustentabilidade.

No seu entender, deve haver uma forte aposta local na industrialização de modo a evitar com que os produtos do campo se estraguem e assim se criar infra-estruturas ligadas ao sector económico para alavancar a economia da província.

Acrescentou que para o arranque destas acções, é essencial a execução de projectos ligados aos sectores de energia e águas, para o seu pleno funcionamento,

Explicou que a posição geográfica da província  e as suas limitações, criam ao Governo desafios para o seu desenvolvimento, que obriga a implementação de estratégias de gestão da seca para que as pessoas possam desenvolver-se e trabalhar nos diferentes domínios.

Participaram da palestra membros do Governo, da sociedade civil, deputados, entidades eclesiásticas e tradicionais, estudantes, entre outros.

Cumprimento do legado do Herói Nacional

O governador do Namibe, Archer Mangueira, apelou a sociedade a encontrar energias para o cumprimento dos feitos e legado do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

 O governante considera que o cumprimento do legado do Herói Nacional pode ajudar para o desenvolvimento de Angola e em particular para  província do Namíbe.

Ao dissertar uma palestra sob tema “visão de Neto sobre o Desenvolvimento e Namíbe na Visão de Neto”, ressaltou ser esse um caminho que só pode ser percorrido com gerações de jovens cada vez mais educados, formados, cultos e preparados para os desafios da competitividade económica e da sustentabilidade ambiental.

O legado de Neto, conforme ressaltou, exorta-nos em primeira instância a sermos patriotas, cidadãos cada vez mais bem preparados para concretização das oportunidades de desenvolvimento que estão a caminho.

Na palestra, que marcou as festividades do 17 de Setembro, dia do Herói Nacional, Archer Mangueira afirma que Agostinho Neto ainda no seu discurso afirmou que era necessário lançar cada vez mais projectos de industrialização da nossa própria matéria-prima.

“ Encontramos também nas proclamações de Agostinho Neto, a sua preocupação permanente com a educação, e agricultura e o turismo”, disse.

O governante salientou ainda que Agostinho Neto nutria uma especial simpatia pelo Namíbe, pois enquanto em vida visitou O Parque Nacional do Iona com a sua família a 15 de Julho de 1977 e deixou-se fascinar pela diversidade da paisagem e da fauna.

 ANGOP/FA/SJ/SEC





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+