Luena – O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, anunciou, esta sexta-feira, a requalificação de mais de 85 por cento dos bairros periféricos da cidade do Luena, no âmbito da implementação do Plano Director desta região.
Conforme o governante, que falava à imprensa por ocasião das celebrações dos 106 anos da fundação da província, face ao crescimento geográfico e demográfico da cidade do Luena, o programa de requalificação em curso terá continuidade, prevendo asfaltar mais de 85 por cento dos bairros até no final do presente mandato (2027).
Segundo Ernesto Muangala, a estratégia visa melhorar a imagem e saneamento básico para se contrapor as fases críticas que a população residente na maior destas zonas enfrenta.
O projecto de requalificação da cidade do Luena, iniciado há dois anos, já foi implementado até agora em três bairros (Tchifuchi, Popular, Santa Rosa) dos quatros previstos no quadro da implementação do Plano Integrado de Intervenção no Município, beneficiando mais 20 quilómetros de asfalto, passeios e iluminação público, permitindo o alargamento da zona urbana.
Na ocasião, o governador provincial reiterou ainda que, para o aceleramento do crescimento e desenvolvimento da província, está em curso a implementação de projectos de construção de estradas estruturantes para interligação dos municípios da região.
Relativamente a paralisação da estrada entre as localidades de Março 25 Cazombo, para interligação dos municípios do Luau e Alto Zambeze, disse que deve-se à “aspectos burocráticos”, que impossibilita o Ministério das Finanças efectuar o pagamento dos 15 por cento da empreitada à empresa construtora para o andamento das obras.
Em situação idêntica encontram-se o projecto de construção da estrada Kuito/Luena/Leua/Cameia/Luacano e Luau.
Entretanto, quanto à estrada entre as localidades do Luzi e Cangamba, no município do Luchazes, garantiu que a referida via conta com 100 por cento do financiamento de um banco estrangeiro, cujo início da empreitada está previsto para Dezembro próximo.
Construção de 100 escolas
Para redução o elevado número de crianças que se encontram fora do sistema do ensino, situação em 72 mil, Ernesto Muangala disse que o Governo local prevê inscrever a construção de 100 no próximo Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2024, com mais de sete salas de, caso a situação financeira do país melhor.
A província do Moxico celebra hoje, 15, 106 anos de existência, com o foco em novos investimentos.
A província mais antiga da Região Leste do país e a mais nova entre as situadas ao longo do Corredor do Lobito (Benguela, Huambo e Bié) foi elevada a esta categoria a 15 de Setembro de 1917, por via do Decreto 3365.
Moxico representa 17 por cento de extensão do território nacional, maior que a junção das províncias mais populosas do país, nomeadamente Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Bié e Cabinda.
Administrativamente, a província tem nove municípios, nomeadamente Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Cameia e Moxico.
Com nove municípios e 21 comunas, a província do Moxico é limitada ao norte pela província da Lunda Sul e pela República do Congo, ao leste pela Zâmbia, ao sul pelo Cuando-Cubango e, ao oeste pelo Bié. TC/YD