Menongue - Os directores de escolas e professores da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, foram sensibilizados hoje sobre a atenção educativa a ter com a pessoa com Sidrome de Down, durante a abertura da 4ª Jornada sobre esta doença.
A 4ª jornada decorre de 1 a 21 de Março, sob o lema “celebra a vida, celebra a diferença”e tem como objectivo combater o estigma e preconceito em relação às pessoas esta sídrome.
De igual modo, contribuir para criação de ambientes mais acessíveis e acolhedores para as pessoas afectadas, sensibilizar a sociedade em geral em relação a atenção educativa e os direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
No acto da abertura, o director provincial do gabinete de educação do Cuando Cubango, Inácio José Samba, referiu que as pessoas com Sídrome de Down podem ter uma vida perfeitamente normal, desde que sejam feitas adaptações no ritmo de aprendizagem e na sua forma de ver o mundo.
Apelou aos presentes à sensibilização da população sobre a importância da luta por direitos iguais e respeito aos portadores dessa condição.
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado a 21 de Março.FF/PLB