Ondjiva – Gestores públicos e funcionários administrativos do município do Curoca, província do Cunene, beneficiaram de uma acção formativa, nesta quinta-feira , sobre ética na administração pública, visando a prestação de um serviço de qualidade.
A actividade de um dia foi promovida pela Inspecção da Administração Geral do Estado (IGAE) e visou dotar os servidores de conhecimento sobre a ética, com vista a darem resposta às questões relativas ao exercício das suas funções na administração pública.
Na ocasião, o delegado do IGAE no Cunene, Moisés Sovi, ressaltou que o objectivo é melhorar a sua eficiência e eficácia na prestação dos serviços aos utentes, de tal maneira que a ética sirva de fundamentos de sustentação para o exercício da mesma função.
Fez saber que seminários do género vão decorrer de forma sequencial até Dezembro de 2024, nos municípios do Cuvelai, Cahama, Cuanhama, Ombadja e Namacunde, no âmbito da educação e prestação de serviços.
Moisés Sovi fez saber que consta do grupo alvo, administradores municipais, comunais, directores e delegados municipais, chefes de secções e funcionários directamente ligados à área de atendimento ao público.
Por seu turno, o administrador municipal em exercício no Curoca, Miguel Tchitangua, enalteceu a iniciativa do IGAE na perspectiva de incutir uma nova postura administrativa no seio dos servidores públicos.
O IGAE registou, durante o I semestre do presente ano, 221 denúncias, das quais 21 resultaram na abertura de processos ligados às reclamações, autorização de férias, trabalhadores que não aparecem no local do serviço e outros actos de desvios de condutas.
A IGAE é um órgão auxiliar do Executivo, com objectivo de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é um órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública. PEM/LHE/SEC