Lubango - Dezoito toneladas de bens alimentares diversos foram entregues, hoje, segunda-feira, ao Governo da Huíla, pela Casa de Segurança do Presidente da República, destinadas a acudir à população vítima da seca no município dos Gambos.
Trata-se da 20ª dotação alimentar que chegou às vítimas da seca, nos últimos 13 meses, pelas mãos do Governo. Outras ajudas foram dadas pelo Grupo Técnico Epresarial.
A acção enquadra-se na acção social que visa ajudar o Governo da Huíla a reduzir a fome que assola a região.
De entre os bens consta arroz, fuba de milho, conservas de peixe e de carne, feijão, óleo alimentar, azeite doce, margarina, leite condensado, bolachas, massa de tomate, vinagre, sal, açúcar, sumo e água.
Em declarações à imprensa após a recepção dos bens alimentares, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, agradeceu a “rápida” resposta do Executivo aos apelos feitos, pois são bens destinados a pessoas com carência genérica.
Realçou serem pessoas que precisam de ajuda permanente, mas o foco é buscar soluções sustentáveis a curto, médido, longo prazo, para mitigar esses momentos difíceis que as famílias estão a passar.
Segundo o governador, os meios hoje recebidos serão entregues à administração municipal dos Gambos, para posterior distribuição às famílias.
O governante admitiu que situação de seca prolongada na província ainda é “desafiadora”, pois é preciso buscar sinergias para se ultrapassar a condição de precariadade.
Ao todo, os visados já beneficiaram mais de um milhão de toneladas de bens desde que começou a intervenção.