FUNEA constitui destaque social da semana

     Sociedade              
  • Luanda • Sábado, 13 Julho de 2024 | 18h45

Luanda – Questões ligadas ao funcionamento e abrangência do Fundo Nacional de Emprego (FUNEA) dominaram o noticiário social da semana, que termina hoje, sábado.

O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, anunciou para o mês de Agosto a entrada em funcionamento do FUNEA, aprovado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, em Abril de 2023.

O fundo é um instrumento que visa garantir os recursos financeiros necessários à promoção de iniciativas públicas e privadas que permitam a inserção de recém-formados e desempregados no mercado de trabalho.

O mesmo propõe-se em contribuir para a promoção do emprego, através da mitigação das distorções do mercado de trabalho, concessão de incentivos a fundo perdido aos jovens que frequentam cursos ou acções formativas profissionais.

O mesmo vai implementar, em 2025, o subsídio de aprendizagem nos centros de formação profissional, num valor de 50 mil kwanzas, a ser disponibilizado através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

Constituiu destaque a formação de 50 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros, sobre o vírus da varíola do macaco, realizada na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango.

Os mesmos foram capacitados sobre as medidas de prevenção deste surto, que assola as repúblicas Democrática do Congo (RDC) e do Congo Brazzaville.

O encontro sobre a variola do macaco, uma Zoonose causada pelo vírus Monkeypox, é da iniciativa da Direcção do Gabinete Provincial da Saúde no Cuando Cubango, inserido no reforço da prevenção de infecções hospitalares.

Ainda no domínio da saúde, o primeiro paciente submetido a uma cirurgia do Plexo Braquial no Hospital Geral de Benguela (HGB), para a recuperação dos movimentos de um dos membros superiores, teve alta, um dia após a operação.

Trata-se de Joaquim Mucanda, um jovem angolano de 26 anos, oriundo de Luanda, e que, graças à cirurgia, poderá recuperar o movimento do braço direito, cerca de dois anos depois de ter sofrido um acidente com motorizada.

Coordenada pelo médico-cirúrgico Adilson Oliveira, esta foi a primeira operação deste género no Hospital Geral de Benguela, uma unidade de referência que tem vindo a realizar cirurgias cada vez mais complexas.

Segundo o médico-cirúrgico Adilson Oliveira, o procedimento cirúrgico tem como objectivo principal a recuperação dos movimentos do braço direito do paciente, que sofreu há 18 meses uma lesão devido a um acidente de mola

Na província de Malanje, oito mil 801 candidatos estão inscritos, para o concurso público de ingresso externo no sector da Educação, para o preenchimento de 143 vagas, sendo 72 para a categoria de auxiliar de limpeza e 71 para operário qualificado.

Dos candidatos, cinco mil e oito inscreveram-se para as vagas de operário qualificado e três mil 793 para auxiliares de limpeza.

A informação foi dada à ANGOP, pelo vice-presidente da comissão de júri do concurso, Manuel Augusto, referindo que, com excepção do município de Malanje, que dispõe de sete vagas para auxiliares de limpeza, seis para operários qualificados, os restantes municípios contam com apenas cinco vagas para cada categoria

Lembrou que, durante o processo de inscrição, vários candidatos foram excluídos por não obedecerem os critérios que norteiam o concurso público, como habilitações literárias de até 6º classe para a categoria de limpeza.

Já em Ondjiva, quarenta e seis mil milhões, 291 milhões, 581 mil, 841 kwanzas e 12 cêntimos serão investidos na construção do Instituto Superior Politécnico de Ondjiva, província do Cunene.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra foi orientada pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, para quem a empreitada representa o compromisso do Executivo com a melhoria da qualidade do ensino e da formação nas instituições públicas.

Eugénio da Silva disse que a intenção é proporcionar mais e melhores oportunidades de formação.

Destacou-se igualmente a exposição "Entre Marės e Memórias, Sinfonia de Afectos", dos artistas plásticos Albino da Conceição e Álvaro Macieira, patente no Museu da Moeda, em Luanda.

A amostra conjunta conta com 22 obras, das quais 12 quadros e 10 esculturas, baseadas em figuras diversas e recursos.

Os artistas procuram transmitir o sentido do movimento do mar, convidando os visitantes a navegarem por suas memórias no contacto visual com as obras

Ao intervir no acto, Álvaro Macieira fez saber que a iniciativa visou juntar as capacidades criativas de ambos artistas e promover uma comunicação saudável e de harmonia dirigida a sociedade luandense.

Esta exposição vem também transmitir mensagens de união e harmonia, que consideramos fundamental para a boa convivência entre os cidadãos, independentemente das razões e da variedade. JAM/OHA





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+