Lubango - A localidade do Toco, no município do Lubango, província da Huíla, vai beneficiar, a partir desta quinta-feira (9), do Projecto de Desenvolvimento Integrado Comunitário (PDIC), de iniciativa da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC).
O projecto será lançado pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, que trabalha na província em dois dias (quinta e sexta-feira), sendo que o primeiro está reservado a apresentação numa unidade hoteleira do Lubango e o segundo para uma deslocação à localidade do Toco, a 35 quilómetros do Lubango, conforme um programa do Governo Provincial chegado esta quarta-feira à ANGOP.
Trata-se de um programa lançado publicamente a 19 de Fevereiro de 2022, cujo objectivo é criar uma referência diferenciadora, com respostas concretas e adaptadas às necessidades, realidades e desafios actuais, com especial foco no mundo rural e nos grupos mais vulneráveis da sociedade, como crianças, jovens, em particular a jovem mulher, idosos, pessoas com deficiência e mulheres.
Entre os projectos da Fundação Ngana Zenza consta também o “Tata Uhayele” (Cuide da sua saúde, em umbundo), que consiste em levar cuidados de saúde primários às populações mais necessitadas através de carruagens clínicas ferroviárias no corredor Lobito-Luau.
O propósito é fazer chegar as carruagens clínicas às comunidades das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com particular atenção ao atendimento a crianças, adolescentes e mulheres.
Outra iniciativa da Fundação é a Plataforma “Dikota_E6.0”, disponível em www.dikota.ao, que tem por objectivo valorizar e captar experiências, sensibilizando a sociedade para a promoção da solidariedade entre gerações e o envelhecimento activo, assim como a educação e a formação.
A localidade do Toco, com perto de 35 mil habitantes viveu do anonimato até 2012, ano em que a Igreja Católica instalou a sua primeira paróquia na zona, liderada pelo padre Américo Costa Gomes, que desde então dinamizou a aldeia, mediante a instalação de equipamentos sociais em parcerias com o Estado.
Ainda assim, é tida como a localidade com muitos casos de gravidez na adolescência e casamentos precoces, daí o foco do programa ser a jovem mulher.
Constituída a 20 de Fevereiro de 2020, a Fundação Ngana Zenza é uma homenagem a mãe da Primeira-Dama da República, a Senhora Isabel, também tratada por “Ngana Zenza”.