Lubango - Dois funcionários da administração municipal do Lubango foram detidos em flagrante delito, pela prática de alegados actos de corrupção.
Segundo uma nota de imprensa da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), chegada hoje, sexta-feira, à ANGOP, a detenção ocorreu na última quinta-feira, sequência de uma denúncia pública, pelo cidadão visado.
O denunciante disse à IGAE que lhe foi exigido o pagamento de dez mil Kwanzas para a resolução de uma presumível multa, por alegada transgressão administrativa.
Uma equipa composta por inspectores da delegação da IGAE, Polícia Nacional e Serviço de Investigação Criminal (SIC) deslocou-se ao local, onde flagraram os acusados no acto de extorção.
Segundo fonte, os funcionários procuravam formas ilícitas de obter vantagens financeiras, que conduzem ao enriquecimento ilegal, passando multas ilegais e infundadas.
Já o director municipal da fiscalização, Pedro João, disse que o acto praticado pelos seus colegas é ilegal e desencorajou a realização de acções do género.
Os acusados foram presentes ao SIC e posteriormente serão encaminhados ao Ministério Público, para realização de trâmites legais que se impõem.
A IGAE é o órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo, a quem compete efectivar o controlo interno administrativo, nos organismos e serviços da gestão directa e indirecta do Estado e das administrações autónomas.