Luanda - Os funcionários da administração de Belas, em Luanda, vão implementar ainda este mês a Caixa de Previdência Social, anunciou o administrador municipal, Miguel da Silva e Almeida.
A caixa de previdência dos funcionários é uma associação sem fins lucrativos que vai permitir a solidariedade entre os associados e seus familiares, bem como a concessão de benefícios de segurança social, saúde, protecção social e promoção da qualidade de vida, através da organização e gestão de equipamentos e serviços de apoio social e de actividades, que visam, especialmente o desenvolvimento moral, cultural e físico dos associados e suas famílias.
O anúncio foi feito, recentemente, durante um encontro de cooperação e troca de experiências entre responsáveis das administrações municipais de Belas e Cazenga.
O responsável informou estarem avançados, tendo já sido criada uma comissão que está a trabalhar para a sua efectivação, e contam com a experiência da Caixa de Previdência dos funcionários da administração do Cazenga.
Acrescentou que a associação visa acudir os funcionários em situações pontuais, cuja resolução passe pela questão financeira, uma vez que no âmbito na execução financeira, a nível do município não existe uma rubrica para atender certas questões dos trabalhadores.
Belas conta com 175 funcionários distribuídos pela administração municipal distritos do Kilamba, Quenguela, Cabolombo, Vila Verde, Morro dos Veados e comuna da Barra do Kwanza.