Lubango – Dois mil e 200 kits de higiene foram entregues hoje, no Lubango, pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), aos gabinetes provinciais da Saúde e da Acção Social, Família e Igualdade de Género da Huíla, destinado sobretudo a jovem mulher em idade reprodutiva e na condição de vulnerabilidade.
O kit denominado “Dignidade” é composto por chinelas, pasta dentifríca, escova, pensos absorventes e roupa interior, no quadro do combate à violência sexual, em tempo de pandemia.
Em declarações à ANGOP, nesta cidade, à margem da entrega dos kits, o coordenador provincial do FNUAP, para a missão humanitária, Nelson Domingos Gerente, afirmou que o objectivo é salvaguardar e despertar as adolescentes e jovens mulheres a reforçar as medidas de higiene e prevenir doenças.
Afirmou que o produto entregue às autoridade administrativas locais, será para benefício de 2.200 adolescentes e jovens identificadas pelo projecto nos municípios dos Gambos, Chibia, Cacula, Quipungo e Matala.
O evento culminou com uma palestra subordinada ao tema: “Igualdade de género, prevenção do VIH-Sida, direitos da mulher, planeamento famíliar, retardamento do início da actividade sexual e gravidez precoce, onde participaram mais de 50 mulheres dos 16 aos 26 anos de idade.
Contribuir para a implementação da política de programas gizados pelo governo na redução da pobreza, assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do VIH/Sida, são alguns dos objectivos dessas acções, conforme Nelson Domingos Gerente.
Desde Março de 2019 a altura do arranque do projecto, já distribuiu 9.850 kits de higiene e de saúde reprodutiva, na Huíla.
A FNUAP é uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos.