Caconda - Um jovem, de 21 anos de idade, foi detido, na quinta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SC), sob suspeita de matar o próprio pai, de 51, e ferido gravemente à mãe, de 50, com recurso à uma catana, na comuna do Cusse, no município de Caconda, província da Huíla.
O móbil do crime, segundo as autoridades policiais, foi os progenitores terem-lhe negado dinheiro viajar a Luanda.
O parricídio aconteceu quando em desacordo com pai, o suspeito, por volta das 22 horas, simulou um assalto à residência deste e tentou subtrair valores monetários que sabiam que estavam guardados, o segundo o director em exercício do Serviço de Investigação Criminal (SIC), inspector António Monteiro.
Em declarações à imprensa, realçou que que após se introduzir-se, encapuzado, no quarto do casal pela janela, onde encontravam-se a dormir, desferiu vários golpes na região craniana do pai, chegando a amputá-lo a mão esquerda e morreu no local.
De seguida, explicou a fonte, atacou à mãe que saiu em defesa do marido, desferindo-a igualmente vários golpes na região craniana e está internada no Hospital Central do Lubango “Dr. António Agostinho Neto”.
O município de Caconda dista a 230 quilómetros a Norte da sede capital da província da Huíla, tem uma população estimada em 227 mil 362 habitantes. BP/MS