Luanda - Duzentos expositores participam de 9 a 14 do mês em curso, na segunda edição da feira artesanal do município de Viana, em Luanda, numa organização da administração local.
O evento foi inaugurado nesta segunda-feira pela governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, ladeada pela ministra da Acção Social, da Família e da Mulher, Faustina Alves.
Na sua intervenção, a governante disse que esta iniciativa enquadra-se na acção complementar do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza (PIDLCP), onde os artesãos têm a oportunidade de mostrar as suas produções resultantes do apoio que tem recebido da Administração Municipal de Viana.
No seu entender, as acções de Combate a Pobreza não se esgotam apenas aos projectos previstos por lei, mas também aos planos de intervenção alternativos para mitigar os impactos e reduzir a taxa elevada da Pobreza.
A governadora realçou que o artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objectos feitos a partir de matéria-prima natural e recicladas ou fabricadas por indivíduos, famílias, ou pequenas cooperativas que têm nesta actividade uma fonte de receita para o seu sustento diário.
Incentivou a formalização destas, a partir da busca de parceiros comerciais no mercado nacional, assim como internacional de forma a criar mais empregos.
Desejou a todos os expositores e organizadores do evento, que sejam firmadas parcerias e alcançar volumes de negócios significativos.
Por sua vez, o administrador municipal de Viana, Manuel Pimentel, disse que a feira artesanal tem como objectivo de identificar, promover e contribuir para o melhoramento da renda dos profissionais desta arte que encontram dificuldades na ampliação do seu trabalho.
Informou, por seu lado, que esta edição representa a consolidação dos objectivos estratégicos do Executivo, posicionando-se como movimento sólido para o desenvolvimento integral dos angolanos mais desfavorecidos e em particular os munícipes de Viana.
Já o secretário-geral da União Nacional dos Artistas Compositores e Sociedade de Autores (UNACA), Elizeu Major, instituição que também participa desta actividade, assegurou que todos os visitantes vão poder manter contacto com uma “boa música”, bem como a compra de CD de artistas angolanos da velha e da nova geração.
Garantiu também a presença de músicos que vão interagir com os seus admiradores, através da interpretação das suas músicas.
Enquanto isso, a expositora-artesã, Cláudia Semedo, enalteceu a iniciativa da realização desta feira mostrou desta forma vão poder manter contactos com os possíveis clientes.
A actividade foi igualmente prestigiada pelos vice-governadores para o sector social e político, bem como da área económica, assim como administradores adjuntos de Viana, comandante municipal da Polícia Nacional, Gabriel Capusso.
O município de Viana integra os distritos urbano do Zango, Vila Flor, Baia, Kikuxi, Vila sede, Estalagem e a comuna de Calumbo.