Viana - A Feira Artesanal de Viana (FAV) é um contributo para a economia nacional, a promoção da cultura, bem como para a criação de renda para as famílias angolanas, considerou hoje, terça-feira, no município de Viana, em Luanda, o governador provincial, Manuel Homem.
Falando no acto de abertura da quarta edição da FAV, que decorrerá até domingo, enalteceu a iniciativa da administração local e augurou que feira decorra sem sobressaltos e sejam feitos bons negócios.
Aconselhou os munícipes a aproveitarem o espaço de oportunidades para fomentar o seu negócio, e aos homens de cultura que aproveitem para troca de experiências.
“É fundamentar que estas iniciativas tenham capacidade de gerar empreendedores de facto que possam transformar o que produzem até ao ponto de assegurar as suas rendas”,
realçou o governador.
Por sua vez, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda disse que, a quarta edição procurou superar as anteriores, sendo que, como novidade a exposição de todo tipo de arte, dando oportunidades a diversos artesões da cultura angolana bem como da gastronomia, literatura e outros.
Segundo o coordenador da FAV, Melquim dos Santos, 200 artistas de diversos segmentos da cultura estão presentes no evento que tem como objectivo promover o sector económico e cultural do município, inserido no âmbito do programa de desenvolvimento local e combate à fome e a pobreza.
As acções da FAV visam igualmente apoiar as famílias vulneráveis, bem como incentivar a criação de negócios sustentáveis por parte da juventude e antigos combatentes inseridos no programa integrado de desenvolvimento local.
Durante o acto foram entregues, simbolicamente, 320 kits de salão de beleza, 12 kits de moto-táxis (motorizada de duas rodas) e dois kits de motorizada de três rodas, visando o apoio as cooperativas agrícolas desta municipalidade.
A FAV acontece das 10 às 22 horas, na rua Hoje ya Henda, vulgo rua dos Bombeiros, e é uma iniciativa da administração de Viana, visando ainda criar oportunidades de negócios para os artistas locais e as famílias localizadas nesta circunscrição. AA/PA