Golungo Alto - Vinte e seis Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) concluíram, hoje, segunda-feira, no município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, uma acção formativa sobre prevenção de doenças, soube a ANGOP.
Promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), o seminário teve a duração de 21 dias e insere-se no âmbito das estratégias de prevenção de doenças e promoção do desenvolvimento das comunidades.
A mesma visou dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre várias enfermidades tropicais como a malária, doenças diarreicas e respiratórias, entre outras.
Ao intervir na cerimónia de encerramento, a administradora municipal do Golungo Alto, Maria Inácio Jerónimo, destacou o contributo dos ADECOS na prevenção de doenças e organização das comunidades, através da educação da população.
Realçou que esta contribuição tem ajudado o Governo a direccionar melhor as políticas de assistência médica e medicamentosa aos cidadãos.
Por sua vez, o responsável do Departamento Provincial do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Lourenço Matias, visa ainda expandir a implementação da Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (PNADECOS), que constitui a reafirmação do compromisso do Executivo angolano de maximização dos serviços sociais nas comunidades.
A província do Cuanza Norte conta, actualmente, com 142 ADECOS distribuídos pelos municípios de Cazengo (Sede da província), Quiculungo e Ambaca, com 30 cada, bem como Golungo Alto e Banga, com 26 cada.
Até ao momento, beneficiaram de formação os ADECOS dos municípios de Cazengo, Ambaca e Quiculungo.
Matias Lourenço sublinhou que os ADECOS têm sido agentes activos no trabalho de desenvolvimento das comunidades do Cuanza Norte, com realce para os abrangidos pelo Programa de Transferências Sociais Monetárias Kwenda.
Informou que 17 mil e 497 agregados familiares dos municípios de Ambaca, Quiculungo, Bolongongo, Golungo Alto e Banga beneficiaram do programa do Kwenda, com a ajuda dos ADECOS através do cadastramento, validação, auxílio nos pagamentos e orientação das comunidades para o desenvolvimento da literacia financeira. EFM/DS/CRB