Saurimo - Um bilhão 407 milhões 423 mil Kwanzas foram disponibilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) na Lunda Sul, para apoiar as famílias vulneráveis, através do programa de fortalecimento da protecção social (Kwenda).
A Informação foi avançada nesta quinta-feira, à ANGOP, pelo chefe do departamento provincial do FAS, João Mungongo, a propósito das actividades realizadas pela instituição de Janeiro a presente data.
Os valores beneficiaram 22 mil 279 famílias, sendo seis mil 525 no município do Muconda, seis mil 555 do Cacolo e nove mil 199 no Dala.
Explicou que em função do reajuste do Kwenda, as primeiras famílias beneficiaram de 25 mil e 500 Kwanzas, na primeira fase, enquanto que na segunda e terceira receberam, cada família, 76 mil 500 Kwanzas.
A última prestação corresponde a 66.060 Kwanzas, por família.
O Kwenda é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no país, financiado pelo Banco Mundial com cerca de USD 320 milhões e pelo Tesouro Nacional com USD 100 milhões.
O Programa é operacionalizado pelo Fundo de Apoio Social, uma agência governamental que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.
Além das transferências sociais monetárias, o Kwenda tem ainda as componentes de inclusão produtiva e da municipalização da acção social, através da criação de centros de acção social integrados (CASI) e do fortalecimento do cadastro social único. Em/JW/OHA